As 10 melhores aberturas nacionais de animes

As músicas que marcaram minha infância e adolescência
por: 03 de agosto de 2017
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 0 Flares ×

Dragon Ball Super finalmente chegou oficialmente no Brasil, e o Cartoon Network liberou a abertura em português — que, entre nós: ficou bem inferior às versões dos canais Tragicômico e Projeto Remake.

Aproveitando o embalo (e tentando tirar o gostinho amargo que essa abertura nova deixou na boca), fiz uma lista com as aberturas nacionais mais legais dos animes que já passaram por aqui.

Se preparem, porque vai bater uma nostalgia foda:

DRAGON BALL GT

É muito difícil escolher apenas uma música entre tantas incríveis de todos os animes de Dragon Ball. (o Super não)

Contudo, tenho que ser fiel ao meu sentimento: Hold My Hand, a abertura do tão odiado GT é a dona do meu coração — e provavelmente a única coisa boa que se pode tirar dessa fase junto com o SSJ4.

* Pelo amor de Kami Sama, veja a versão de Portugal também!

YU YU HAKUSHO

É óbvio que o anime com uma das melhores dublagens em português de todos os tempos também tem uma das melhores aberturas.

Não tem segredo com Yu Yu Hakusho: é só dar o play e ficar louco com a energia e o poder que vão crescer com essa música.

SAILOR MOON

Não sei porque a Serena não pode ser sincera, mas eu serei: Sailor Moon tem uma das aberturas nacionais mais legais até hoje!

Os cortes rápidos entre a protagonista e Tuxedo Mask no clipe somados à batida e um acorde um tanto misteriosos adicionam dramaticidade à abertura, lembrando até em algumas partes o clássico O Fantasma da Ópera. 10/10.

POKÉMON – TEMPORADA JOHTO

Pokémon é outro anime que seria impossível deixar de fora desta lista. Suas músicas ajudaram a proliferar a febre dos monstrinhos aqui no Brasil, e eu vivi essa fase com muita alegria no final dos anos 90.

No entanto, diferente de muitas pessoas que amam a primeira abertura, a que eu mais gosto é a da fase Johto. Ela marcou a expansão do universo do anime por ser a temporada de estreia em um novo continente e com novos Pokémon. O ritmo animado da melodia casava perfeitamente com o meu sentimento ao assistir a nova temporada.

OS CAVALEIROS DO ZODÍACO – SAGA POSEIDON

Assim como Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco tem diversas aberturas nacionais marcantes, por isso não poderia deixar o anime de fora da lista.

A minha escolha é a abertura da Saga do Poseidon. Soldier Dream marcou uma fase bacana da minha vida e sempre me animava com seu ritmo acelerado, mesmo após um dia difícil.

SAKURA CARD CAPTORS

Quando Sakura passava no Cartoon Network na minha infância rolava um negócio curioso: todo mundo assistia, mas rolava um certo receio em admitir em voz alta por medo de ser zoado pelos amigos por assistir um “desenho de menina”. Preconceito babaca.

Só que em casa, meus amigos, eu cantava como se estivesse no The Voice: “EU SÓ QUEEEERO, E ESPEEERO […]”. Aliás, faço isso até hoje. (Mas agora em público mesmo)

FLY, O PEQUENO GUERREIRO

Se você tem idade o suficiente para lembrar desse anime, sabe como era a sensação de assistir o combo do Fly, O Pequeno Guerreiro (Dragon Quest) seguido de Dragon Ball nas manhãs de domingo no SBT.

A abertura de Fly é a cara dos animes dos anos 90 no Brasil: uma letra alegre e viciante.

DIGIMON TAMERS

Confesso que quando o assunto é Digimon, a abertura que mais me marcou obviamente foi aquela cantada pela Angélica — que depois ainda ganhou um clipe bizarro em que ela ocupa mais a tela do que os próprios monstrinhos digitais.

Mas a música que eu mais gosto é a de Digimon Tamers, a terceira temporada do anime (que, pelo menos pra mim, é a melhor).

SHURATO

Se assim como eu você também viveu sua infância na época de ouro da TV Manchete, com certeza passou boas horas assistindo Shurato.

Mais do que isso, com certeza você grita até hoje com o refrão memorável da música: “Keep on shining, shining, quero ver brilhar […]”. Um clássico!

GUERREIRAS MÁGICAS DE RAYEARTH

Assim como a abertura de Fly, a de Guerreiras Mágicas de Rayearth também tem a cara de um anime dos anos 90 no Brasil: música animada e letra marcante.

Com a voz de Larissa Tassi (famosa na época por cantar a abertura de Cavaleiros do Zodíaco na primeira passagem pelo Brasil), essa abertura com certeza marcou a infância de muita gente.

——-

EXTRAS:

DRAGON BALL Z – SAGA BUU

É, no começo do texto eu comentei que seria difícil escolher apenas uma música de Dragon Ball. ¯\_(ツ)_/¯

INUYASHA

Apesar de preferir as músicas de encerramento de InuYasha, a terceira abertura merece no mínimo uma menção.

OS CAVALEIROS DO ZODÍACO – SAGA DE HADES


Assim como Dragon Ball, é muito difícil colocar apenas uma música de CDZ em uma lista de aberturas. Ainda mais quando a dos capítulos Inferno e Elíseos da Saga de Hades é tão fantástica!