A nova temporada de Overwatch chegou, mas cadê a Sombra?

A nova personagem do jogo da vez da Blizzard foi lançada, mas não encantou
por: 15 de dezembro de 2016
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 0 Flares ×

A terceira temporada das partidas ranqueadas de Overwatch chegou, e com ela veio a nova personagem Sombra — após meses de mistério e um ARG um pouco bagunçado, que acabou irritando os jogadores pela facilidade de se desvendar os mistérios e a falta de interações e atualizações.

Os fãs estavam ansiosos, afinal esta era a primeira vez em que um personagem da classe stealth era apresentado. Inspirado no Spy de Team Fortress, Sombra seria a assassina que os jogadores precisavam: ficava invisível, era rápida, podia se teleportar para fugir de confrontos mais violentos… bom, SERIA.

No fim, a nova personagem latina ficou só na promessa mesmo.

Uma das maiores dificuldades em inserir um personagem novo a um jogo competitivo, com um metagame já definido, é a curva do quanto essa adição pode alterar completamente o modo como os jogadores interagem com o game. Isso vale para qualquer jogo com atualizações constantes, sejam TCGs como Magic e Hearthstone ou MOBAs e MMORPGs, como League of Legends e World of Warcraft. Uma carta nova pode alterar todas as composições dos baralhos dos jogadores. Uma arma ou montaria nova movem clãs inteiros em incursões intermináveis.

Em um FPS como Overwatch, esse tipo de adição também é bastante significativa. Da última vez, a curandeira e sniper Ana chegou fazendo barulho depois que os pro-players descobriram como combiná-la com o tanker Reinhardt, tornando-o um verdadeiro tanque de guerra.

Curiosamente, o mesmo entusiasmo não aconteceu com Sombra, que só foi vista como first pick tanto nos modos casuais como nas ranqueadas na sua semana de lançamento. Os jogadores testaram e logo viram que ela não fazia lá muita diferença, e que às vezes até atrapalhava uma composição equilibrada — a chamada 2-2-2: dois tankers, dois ofensivos e dois suportes.

CADÊ O DANO?

Sombra prometia desmontar as composições adversárias hackeando as torres e habilidades especiais dos tankers e DPS, além de ficar invisível e abater inimigos por trás, tudo de forma rápida e despercebida. Porém, talvez por os desenvolvedores da Blizzard ficarem com medo de ter um personagem OP demais, o que se vê no fim das contas é uma atiradora com baixo índice de dano, exposta demais e com habilidades de hack muito demoradas para se passar despercebida.

Para o pessoal do Reddit oficial de Overwatch, Sombra é um personagem morto até que um possível próximo update lhe traga uns buffs – que TEM QUE acontecer. Se não, ela ficará para sempre no limbo, como bem coloca o usuário MessiLoL:

“Totalmente morta. É simples, Sombra não tem o mesmo impacto que os outros DPS atuais.

O seu problema principal é o baixo índice de dano. Não há necessidade de ter um personagem stealth que, quando se revela, não consegue matar ninguém. Você acaba sendo surpreendido, e então já abate ela de uma vez com certa facilidade se ela não for rápida o suficiente para se translocar. E se ela for rápida, bom, ela estará fora de batalha, similarmente inútil.”

Quando a gente achava que a Sombra ia destronar a Tracer… | ARTE: osidinum

Outra DPS com jogabilidade parecida é a Tracer, que apesar de baixo HP e defesa, ainda consegue causar bastante estrago com dano e bagunçar as formações adversárias de dentro pra fora.

Há a impressão de que Sombra foi projetada para ter esse mesmo impacto de Tracer — até de ser melhor que ela — mas que, no fim das contas, virou um personagem meio “deslocado”. Não causa dano suficiente, não atrapalha as formações adversárias e, pra completar, fica exposta demais em certos momentos.

A gente fica aqui na torcida para que a Blizzard dê um buff significativo na Sombra e que ela se torne logo preferida dos pro-players. Imaginem as jogadas brilhantes que uma personagem stealth que fica literalmente invisível não poderia oferecer nas mãos de quem sabe o que está fazendo?

Por enquanto, Sombra está morta. E aí, Blizzard? Tens o que é necessário para salvares o meu meta?

  • O ARG tava bem mais legal que ela em si.

  • Leonardo Galani

    Só li choro… Para de passar Vergomha na internet… Dá tempo de deletar esse post….

    Só olhar para o competitivo.. fnatic fazendo excelente uso e virando jogo….