É difícil não se apaixonar por Miriam “Midge” Maisel logo nos primeiros segundos. Dona de um humor rápido, sagaz e certeiro, essa dona de casa de uma Nova York dos anos 50 transborda carisma e se torna uma figura inesquecível por onde passa. Trata-se, aos que não conhecem, da protagonista de The Marvelous Mrs. Maisel, uma série original da Amazon Prime e a mais recente criação de Amy Sherman-Palladino, conhecida principalmente por ter concebido Gilmore Girls – série que conquistou milhões de fãs pelo mundo por sua protagonista também de excelente humor, inteligência e carisma.

A série acompanha a trajetória de Midge Maisel (Rachel Brosnahan), uma esposa fiel, dedicada e bastante encorajadora de seu marido Joel (Michael Zegen), que, em paralelo à sua carreira como um homem de negócios, tenta sucesso como comediante de standup em clubes noturnos de Manhattan. No entanto, com a autoestima abalada após uma performance desastrosa, Joel confessa a Midge que a traiu e pede o divórcio. Surpresa e devastada, Midge bebe um pouco demais e acaba se vendo em cima do mesmo palco que Joel falhou e faz a sua própria – e não intencional – performance de standup, que acaba sendo um verdadeiro sucesso. 

A partir daí, e com o incentivo de Susie (Alex Borstein), uma funcionária do clube de comédia, que Midge descobre o seu potencial como comediante e resolve mudar a sua vida dando uma chance a recém encontrada vocação. E é com essa premissa, relativamente simples mas impecavelmente executada, que The Marvelous Mrs. Maisel inicia a sua maravilhosa jornada da telinha para os nossos corações. 

Um pastor, um rabino e um padre entram num bar…

Rachel Brosnahan, antes melhor conhecida pelo papel como Rachel Posner em House of Cards, junta-se a Lauren Graham e Sutton Foster ao rol das incríveis protagonistas de Amy Sherman-Palladino, familiar por suas personagens femininas (protagonistas ou não) bem trabalhadas e de personalidades fortes, engraçadas e independentes. Brosnahan mostra toda a sua versatilidade e imenso talento como atriz incorporando a personagem com uma competência fabulosa, trazendo uma energia contagiante à tela e apresentando um timing cômico invejável. A performance de Brosnahan, do início ao fim, é uma grata surpresa e responsável por transformar Midge Maisel em uma das melhores e mais carismáticas protagonistas da atualidade.

No entanto, apesar da sua forte presença, Brosnahan não brilha sozinha e é acompanhada de um elenco de suporte de primeira linha. Alex Borstein, que interpreta Susie Myerson, agente e amiga de Maisel, é uma das maiores surpresas da série e também se destaca pelo seu excelente timing cômico. Os pais de Maisel, Rose e Abe, interpretados por Marin Hinkle e Tony Shaloub, servem como um excelente contraponto à toda a personalidade exuberante de Midge e interpretam os difíceis e rápidos textos de Sherman-Palladino com maestria.

A lista de atores convidados também é um verdadeiro deleite e cheio de talentos conhecidos (e reconhecidos), como Jane Lynch (agora promovida para coadjuvante na segunda temporada) e Wallace Shawn. É realmente difícil apontar um elo fraco em todo o elenco, seja principal ou não, já que todos os envolvidos tiram as suas performances de letra.

O brilho de Rachel Brosnahan é evidente, mas o resto do elenco também se sobressai com seu enorme talento

A verdade é que a série se sucede de forma excelente em tudo que se propõe. Da história aos personagens, da direção à cinematografia, da ambientação perfeita dos anos 50 e a sua capacidade de se manter atual, The Marvelous Mrs. Maisel mostra méritos de todos os lados e é uma joia que merece – e deve – ser assistida. Não se deixe enganar pelo nome ou por algumas fotos promocionais, que podem passar a impressão de ser um produto voltado ao público feminino — a série pode ser genuinamente assistida e apreciada pelos mais variados públicos. Não é a toa que abocanhou 14 indicações ao Emmy desse ano (resultados ainda pendentes), batendo um recorde entre as séries originais da Amazon, e já levou para casa dois Globos de Ouro, de Melhor Série de Comédia e Melhor Atriz de Comédia. 

Para quem busca uma opção divertida e inteligente, com personagens bem construídos, uma ambientação estilosa e refinada e uma história cheia de coração, The Marvelous Mrs. Maisel é definitivamente a pedida certa. Com a segunda temporada chegando, e com a atenção que vai ganhar após as vitórias do Emmy (sim, já estou cantando vitória antes da hora!), essa é a hora de começar a assistir e fazer parte desse maravilhoso mundo criado por Amy Sherman-Palladino.

A primeira temporada completa está disponível já com legendas em português na Amazon Prime Video e a segunda tem previsão de lançamento para ainda este ano. Mas você também pode assistir ao piloto de graça no Youtube, no próprio canal oficial da Amazon ou clicando aqui. Mas cuidado! Como eu disse no início desse texto: é difícil não sair apaixonado por Midge Maisel.